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30.07.2017

Core: O que é e como Treinar

O que é CORE e qual a sua importância?

O termo CORE vem do inglês e significa centro, ou núcleo. Na parte central do nosso corpo há um conjunto de aproximadamente 29 músculos que formam uma espécie de cinturão de força em volta da pelve e da coluna lombar mais conhecido como CORE. Entre estes músculos estão os abdominais profundos, oblíquos, glúteos e eretores da coluna lombar e torácica.

Qual a importância destes músculos, e por que você deve treiná-los?

O CORE bem treinado e fortalecido é responsável por manter uma boa postura durante os exercícios de membros superiores e inferiores. Quando o CORE é destreinado e fraco o risco de se realizar um exercício incorretamente e se lesionar é alto!

Como posso treinar o CORE?

Podemos fortalecer estes músculos através de exercícios como as pranchas frontal e lateral, agachamento, levantamento terra, extensões de coluna entre muitos outros, existe uma variedade muito grande de exercícios para esta região do corpo tão importante.
Se você já pratica Pilates ou Treinamento Funcional provavelmente está treinando o CORE pois ele é a base destes dois métodos de treino. Já no treino de musculação, se nos seus exercícios são feitos somente em aparelhos que isolam os músculos e te deixam muito confortável deitado ou com a coluna sempre apoiada, seus músculos podem ser volumosos (hipertrofiados) mas seu CORE provavelmente é fraco. Peça ajuda de um profissional e ele irá te auxiliar a incluir mais exercícios com pesos livres, unilaterais e outras variações específicas para fortalecer a parte mais importante do seu corpo!

Alexandre Portela Ávila
Profissional de Educação Física
CREF: 118471-G/SP