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18.07.2017

Você sabia que treinar no frio queima mais calorias?

Não se trata de uma crença, e sim de um fato explicado pela ciência. É o seguinte:

Nosso corpo possui uma temperatura ideal para funcionar corretamente – em torno de 36° C. Esse valor praticamente não se altera, mesmo quando estamos expostos a grandes variações de frio ou calor, devido à termorregulação. No inverno, o corpo precisa trabalhar mais para manter esta temperatura, ou seja, para produzir calor. Com isso, o metabolismo, principalmente de carboidratos e gorduras (nutrientes ricos em energia), é maior.

Quando fazemos exercícios no inverno (principalmente em dias bem frios), podemos então considerar que o corpo trabalha duas vezes: parte das transformações bioquímicas dos nutrientes gera o trabalho da musculatura, e parte gera calor, elevando a temperatura corporal final e gastando mais calorias – para atender as duas demandas.

É inclusive pelo mesmo motivo que sentimos mais fome, muitas vezes uma vontade maior de ingerir carboidratos e gorduras, que fornecem energia para este processo. Não é necessário resistir totalmente a este impulso: nos dias frios, vale comer um pouquinho mais de carboidratos e gorduras, pois o corpo já estará os utilizando, de qualquer forma, para o seu funcionamento. Só não dá para exagerar e deixar de fazer exercícios, caso contrário esse “extra” acaba virando estoque!

Além disso, o inverno traz outro benefício em termos de exercícios: o frio ajuda a aumentar e manter a intensidade do treino por mais tempo, pois o corpo não atinge uma temperatura tão alta e, consequentemente, sentimos menos cansaço físico. Esta intensidade maior permite que mais calorias sejam gastas, além de melhorar o condicionamento físico.

O inverno é o momento ideal para aumentar a carga, o tempo e a velocidade na corrida (ou outras atividades cardio, como bicicleta, pular corda, etc) – e ver os resultados aparecerem!

Aulas com foco em exercícios aeróbicos, que proporcionam maior gasto calórico, são muito indicadas para quem quer aproveitar a ajuda do inverno e perder peso nesta estação. Na Bewell, temos aulas de alta intensidade de uma hora ou de menor duração que, aliadas ao efeito do frio, trarão excelentes resultados.

  • Hiit >> High Intensity Interval Training (ou em português, Treino Intervalado de Alta Intensidade) >> Como o próprio nome já diz, é uma aula composta por períodos de alta intensidade de exercícios, com intervalos de descanso. São apenas 30 minutos de aula, que aceleram o metabolismo, aquecem o corpo e fazem você gastar mais calorias!

 

  • Boxe Funcional >> Uma aula dinâmica de 45 minutos de duração, que mescla o trabalho de força (principalmente do abdômen e membros superiores,) com exercícios funcionais. Tudo em alta intensidade e com foco aeróbio, para suar e nem ver o tempo passar!

 

  • Treinamento Funcional >> A aula mais completa da atualidade, não é a toa que virou febre nas academias e estúdios de todo o país. Trabalha-se o corpo todo em exercícios que mesclam força, potência, coordenação, equilíbrio e exercícios cardio, elevando o metabolismo e proporcionando benefícios de definição do corpo, além do gasto de calorias.

Escolha a sua, e venha aquecer o corpo com a gente!

Por Gustavo Gualda, Educador Físico
CREF: 082394-G/SP